Trabalho de campo com os pequenos da pré-escola
Visitas permitem aprofundar o estudo de temas tratados em classe. Para alcançar esse objetivo, você precisa orientar a pesquisa, indicar leituras de textos diversos e definir com a turma um roteiro para guiar os registros feitos em campo.
Visitar parques ecológicos, museus, zoológicos e planetários permite às crianças da pré-escola exercitar um olhar investigativo sobre o mundo, aprofundando um tema após tê-lo estudado em sala. Afinal, essa atividade, se bem planejada, garante aos pequenos um tipo de resposta para seus questionamentos bem diferente daqueles que poderiam ser encontrados nos livros.
Para não cair na armadilha de transformar a saída em passeio, é importante ter objetivos claros. A turma deve saber para onde está indo, o que vai encontrar no local e o que se espera dela lá. Por isso, a atividade não é algo isolado. Ela vai além da visita e faz parte de um projeto de estudo maior, que começa em sala.
Antes de colocar os pés na rua, é preciso definir o tema de estudo e estimular o interesse dos pequenos. Alguns assuntos que fazem parte do programa, como espécies de animais, surgem naturalmente e são apresentados pelas próprias crianças. Outros aparecem pela sua intervenção. “Vale aproveitar a curiosidade e o conhecimento prévio da turma para eleger o tema do trabalho”, diz Andressa Baena, professora da EMEI Anita Garibaldi, em São Paulo (leia o quadro abaixo). Ao discutir os bichos em sala, ela iniciou um trabalho de investigação que contou com a leitura de textos informativos e uma visita ao zoológico de São Paulo.
Deixe Sua Resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.